PIRAPORIANDO_LOGO.png

Série Educação Piraporiana – Janine Rodrigues


SÉRIE EDUCAÇÃO PIRAPORIANA – JANINE RODRIGUES

*Jenniffer Cornélio

“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” (Angela Davis)

De um olhar doce e uma fala afetiva, com toda certeza nossos ancestrais caminham ao seu lado.

Nossa série piraporiana de hoje é dela, a grande idealizadora da Piraporiando e autora de todas as obras literárias que dão uma identidade à empresa, Janine Rodrigues.

Formada em Gestão Socioambiental com especialização pela UFRJ, Janine trabalhou por 12 anos na área socioambiental, atuando no setor de licenciamento junto a comunidades tradicionais, onde aprendeu sobre a importância do respeito às vivências tradicionais.

Após publicar seu primeiro livro em 2013, começou a visitar escolas, fazendo contação de histórias e mediação de leitura sobre diversidade. Neste processo, percebeu que a educação precisava, de uma forma mais efetiva, consciente e afetiva, abarcar mais a diversidade e suas vertentes.

Em 2015, depois desse período de vivência em ambientes escolares, apoios e muita vontade de mudança, fundou a Piraporiando, edtech-Edutainment, focada na criação de conteúdos e experiências educacionais antirracistas, antibullying e voltados à diversidade.

A Piraporiando é a realização de um sonho de uma menina que queria contar histórias de povos ancestrais, que imaginava seus amigos em um universo melhor e mais acolhedor. Este sonho a levou a muitos lugares e a tornou uma referência em educação para a diversidade.

Dentre as inúmeras premiações e reconhecimentos, foi eleita pela FORBES como uma das 12 pessoas negras que estão elevando a educação no Brasil. Recebeu o Prêmio Heloneida Studart 2018, o Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria, e o Prêmio Latino Americano de Excelência pela Academia de Letras de Rosário, na Argentina.

Janine é um exemplo a ser seguido, pois dá continuidade ao legado de um povo que lutou e acreditou que no futuro suas próximas gerações fariam valer seus sacrifícios e direitos.

4 visualizações0 comentário