PIRAPORIANDO_LOGO.png

Identificação, Prevenção E Combate Ao Bullying


Identificação, Prevenção e Combate ao Bullying

O bullying é originário da palavra “bully” que significa intimidar, amedrontar e ameaçar, pessoas tidas como mais fracas. Após estudo realizado na Universidade da Noruega o professor e pesquisador Dan Olweus chegou a conclusão de que toda ameaça, perseguição e intimidação tendo sempre a mesma pessoa como foco seguidas e realizadas no âmbito escolar se caracteriza como bullying.

Desde então, muito se tem pesquisado e falado sobre este tema. O bullying possui algumas características específicas, tais como: acontece entre pares, possui personagens fixos – a vítima, o agressor e a testemunha (platéia) e, o praticante de bullying observa características da vítima que ela menospreza em si mesma.

Uma vez identificada a ocorrência de bullying, algumas providências devem ser tomadas, mas para que educadores, gestores e familiares sejam capazes de lidar com a situação é necessária informação. Um grande desafio por exemplo é compreender os códigos/linguagens das crianças e jovens. Muitas vezes o adulto tem uma abordagem diferente, um outro modo de dialogar e isso por si só afasta este adulto das cenas de bullying. Daí a necessidade de as crianças e jovens protagonizarem ações de combate ao bullying, afinal, estas se entendem, se compreendem, compartilham as mesmas fases de suas vidas.

Cada personagem possui características específicas que ajuda a identificar quando o bullying está ocorrendo. É comum do agressor possuir um histórico de abandono familiar, solidão e demais violências. Assim ele ao praticar o bullying está reproduzindo um comportamento violento, do qual ele foi a vítima.

A testemunha, que é quem observa tudo acontecer, muitas vezes não intervém por medo, por não saber o que fazer ou até por concordar com a situação.

O bullying ainda é um grande desafio para gestores/gestoras e educadores/educadoras. É de suma importância a formação docente direcionada ao tema, para que cada vez mais a comunidade escolar possa identificar e agir nos bullying em suas instituições de ensino.

A Piraporiando é uma editora que tem o bullying como um de seus eixos de trabalho e traz consigo uma política de educação antibullying, que se baseia nos pilares da Unesco, na Base Nacional Comum Curricular e no afeto em todos os seus projetos e obras literárias.

Um abraço Piraporiano para você!

Curta a Piraporiando nas redes sociais: Instagram, Facebook , LinkedIn e Youtube.

3 visualizações0 comentário