Educação: Qual A Diferença Entre Ensino E Aprendizado?

Ensino e aprendizado são conceitos muito próximos e com os quais devemos nos preocupar durante todo o processo educacional infantil. O primeiro ponto que precisamos compreender é que eles são elementos complementares, ou seja, onde há ensino, há (ou deveria haver) aprendizado também.
Leia o texto a seguir para entender melhor a relação entre eles e descobrir qual é seu papel no processo de formação da criança. Vamos lá?
O que é ensino?
Quando pensamos em ensino, logo imaginamos uma sala de aula com estudantes e professor, certo? Isso acontece porque ensinar é o principal objetivo dessa profissão.
O dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, ao definir “ensino”, relaciona esse termo ao conhecimento e à transmissão de informações a alguém; ou seja, colocamos a ação nas mãos de quem instrui.
Mas, não pense que toda essa responsabilidade recai apenas sobre o professor. Todas as pessoas que fazem parte do universo de uma criança também assumem o dever de ensinar: seja sobre como fazer algo, sobre como se comportar ou apenas explicando algo novo e desconhecido até então.
Para ensinar é preciso primeiro aprender
Quando se trata do professor, temos aqui um profissional que se preparou para a função de ensinar. Ele investiu em estudos, se especializou em certa área e desenvolveu metodologias e didáticas para melhor transmitir o conteúdo apreendido.
Mas, em muitas situações, o ensino acontece espontaneamente, principalmente no dia a dia: quando os pais repreendem o filho por bater no irmão, por exemplo, estão ensinando que essa atitude não é aceitável. São valores aprendidos e repassados.
Logo, para ensinar é necessário aprender primeiro. Por isso é importante entender o que é aprendizado.
O que é aprendizado?
Aprendizado é o processo de aquisição de conhecimentos, ou seja, uma atividade que depende de quem quer ou precisa aprender, e assim ele completa o ato de ensinar.
Mesmo que a principal fonte de ensino sejam pais, familiares e professores, existem outros meios para a criança adquirir conhecimento, tais como os livros, músicas, filmes, desenhos e, principalmente a relação da criança com a família. O afeto ensina muitas coisas que estimulam o aprendizado mesmo antes da criança saber ler.
Quem ensina também aprende
Apesar de os conceitos parecerem indicar que só um aprende enquanto o outro apenas ensina, na verdade as ações são realizadas simultaneamente por todos os envolvidos no processo.
Ao ensinar, o professor aprende a identificar métodos didáticos mais eficazes, passa a conhecer realidades diferentes da sua e busca aprimorar seus próprios conhecimentos — especialmente quando um educando lhe apresenta uma dúvida inesperada. É dessa forma que eles fazem parte do aprendizado do professor.
Já um adulto pode aprender com a criança qual a melhor maneira de se expressar e se fazer entender e, ainda, descobrir como ela aprende melhor (seja jogando, usando tecnologias, cantando ou desenhando).
Como você pôde perceber, os conceitos de ensino e aprendizado fazem parte da vida das crianças não só na escola, mas em todos os contextos sociais.
Você que se preocupa com questões de ensino e aprendizagem na infância pode entender melhor sobre educação infantil ao acessar nosso post sobre o assunto. Confira!