Conheça 3 Novas Metodologias De Ensino E Como São Utilizadas

Formas de ensino e aprendizado são temas cada vez mais discutidas. Afinal, a evolução da educação, se a compararmos com o cenário de 20 anos atrás. Acompanhar as novas metodologias de ensino é um ponto importante para pais que se preocupam com a boa formação dos filhos.
Para ajudar você a se atualizar, separamos 3 novas metodologias muito interessantes, mostrando as diferenças e aplicações de cada uma. Confira!
1. Ensino Lúdico
O ensino lúdico é usado dentro e fora da escola, principalmente nos primeiros anos de vida. Com ele, o aprendizado é um processo que apresenta números e regras, mas, também, engloba questões culturais e sociais importantes para o convívio e crescimento da criança. Jogos e brincadeiras são ferramentas importantes nessa metodologia.
Com atividades lúdicas, a criança:
brinca e expressa sua personalidade;
tem contato com questões de mundo;
aprende a reagir em situações que não está acostumada;
desenvolve a imaginação, processo cognitivo, raciocínio, lógica e visão de mundo.
Por exemplo, o pai pode ser o padeiro, enquanto a mãe é a ladra e o irmão, o herói. Dentro disso, a criança aprende a lidar com situações distintas, entendendo o certo e errado.
Com jogos, a lógica é trabalhada; com músicas, a articulação e foco. De forma complementar, com histórias interativas, a imaginação e raciocínio se desenvolvem. Pelo lúdico, a expressão é livre e o ensino é divertido.
2. Flipped Classroom
O nome Flipped Classroom (ou “Sala de Aula Invertida”) pode assustar, mas não é nada de outro mundo. A metodologia inverte a lógica nas atividades, ou seja, em vez da aula expositiva seguida de exercícios e tarefas de casa, o contato com o conteúdo acontece primeiro.
Para ajudar, o professor sugere ferramentas de pesquisa, leitura ou uma atividade lúdica com games sobre o tema, direcionada para o lar ou para ambientes complementares na própria escola, como o pátio, sala de informática ou artes.
Pense, por exemplo, que o professor recomendou pesquisar sobre pinturas modernas e, para isso, sugeriu o uso de aplicativos com imagens. O educando pode aproveitar sua facilidade com tecnologia e buscar vídeos, atividades, explicações na internet e aplicativos com jogos interativos, deixando a pesquisa ainda mais divertida.
Depois do primeiro contato, o professor faz papel de moderador, direcionando os alunos, corrigindo erros e sugerindo formas para melhorar.
Essa metodologia incentiva:
o trabalho em grupo e o contato com colegas e familiares;
a pesquisa e o protagonismo nos estudos;
a autonomia para ir além do que seria apresentado;
a proximidade entre o educador e educando.
3. Blended-Learning
O Blended-Learning ou “Sistema Híbrido” é cada vez mais utilizado no Brasil, principalmente para adolescentes e jovens que querem flexibilidade. De forma resumida, é a mistura entre ensino presencial e à distância. Dessa forma, o aluno pode pesquisar o assunto em casa e praticar ou tirar dúvidas específicas nas aulas presenciais.
A metodologia não busca distanciar a escola, mas ampliar a sala de aula, aproveitando recursos como a tecnologia e internet — ferramentas cada vez mais comuns no dia a dia e que não podem ser ignoradas.
Com esses recursos, o professor pode:
postar exercícios diários em plataformas educativas;
fazer contato em horários adaptados à rotina do estudante;
criar grupos de Facebook e WhatsApp para:
compartilhar documentos;
tirar dúvidas coletivas;
trocar sugestões de leitura.
A metodologia incentiva pesquisa e independência, criando autonomia para o futuro.
Esses 3 modelos são exemplos de novas metodologias de ensino que estão cada vez mais lapidadas. Por isso, é necessário se manter atualizado para entender as opções na formação da criança e adolescente, com foco no desenvolvimento pessoal, social e moral de cada um.
Gostou dessas novas metodologias de ensino? Entre em contato conosco e saiba o que podemos lhe oferecer!