Como abordar a diversidade no conteúdo das escolas?

Por Jenniffer Cornélio – Educativo da Piraporiando



Não é de hoje que o território escolar está para além de um ambiente de aprendizagens apenas de conteúdo disciplinar. Nesse espaço também se estabelece o convívio com as diversidades, os valores sociais, outras vivências e por aí vai. Também como qualquer outro lugar, a escola não está distante de situações que envolvam preconceitos, discriminação, racismo, bullying e intolerância, afinal, o ambiente escolar se comporta como um reflexo do que temos em sociedade – e uma boa ferramenta para combater essas questões é naturalizar a diversidade na escola.


As crianças se deparam com a diversidade desde muito cedo. Por isso, ao dialogar com elas e trabalhar a diversidade nos conteúdos escolares (em parceria com a família e toda comunidade ao seu redor) desde o início de sua formação, possibilitamos um um futuro em prol do respeito às diversidades, além do bom convívio social e socializações saudáveis.


Sabemos que não é do dia para noite que é possível transformar a escola em um lugar totalmente imune às desigualdades sociais, porém, ainda que graduais, essas mudanças podem acontecer nas práticas diárias e principalmente nos conteúdos escolares, criando ambientes preocupados com questões tão pertinentes.


Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas de como abordar a diversidade nos conteúdos das escolas, e são elas:

  • · Incentive a autoestima dos alunos/alunas a partir da representatividade – as crianças se espelham em personagens de seus livros e, por isso, é muito mais fácil inserir a linguagem e construir uma visão sobre a diversidade quando a abordagem está próxima do dia a dia e da realidade da criança.

  • Invista em dinâmicas de interação social – uma das melhores formas de ensinar sobre diversidade para as crianças é por meio de dinâmicas de interação com mediação dos educadores, pois elas possibilitam a convivência e o diálogo entre pares a partir das diferenças. Desta forma, valores como o respeito e a empatia podem ser estabelecidos propiciando uma troca significativa.

  • Aplique atividades que estimulem a educação com valores – a valorização da diversidade é um dos pilares básicos do ensino integrativo. Educar as crianças respeitando e enaltecendo as pessoas e suas singularidades, bem como sua cultura, história, é uma excelente forma de estimular essa valorização. Proponha atividades que fortaleçam os vínculos.

Esperamos que estas dicas sejam um caminho para você e a comunidade escolar construírem um ambiente mais diverso, que respeite as vivências de todos e todas!

Uma escola que valoriza a diversidade pensa no futuro da sociedade. Vamos transformar? Conheça as Trilhas da Diversidade, o programa de formação continuada da Piraporiando!

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo