A importância da leitura no desenvolvimento infantil

Por Jenniffer Cornélio - Equipe Educativo



A leitura pode colaborar com o desenvolvimento da criança mesmo que ela não saiba ler. Sim, isso mesmo! E para que a criança aproveite a leitura e aprenda a importância de ler, a participação da família é fundamental — famílias facilitadoras da leitura, que leem para os seus pequenos e pequenas desde sempre, mesmo que não alfabetizados — dão um passo à frente no desenvolvimento do senso de aprendizagens da criança, além de construir um vínculo afetivo com a leitura e futuras lembranças familiares.


Conforme a criança cresce, algumas habilidades surgem e podem ser exploradas pelo contato com a leitura. A criança pode ter seus livros, com imagens e pequenos textos que vão auxiliar no seu desenvolvimento e também ajudam a adquirir apreço pela leitura.


Aos pequenos e pequenas, o processo de leitura se dá primeiro por meio do reconhecimento de símbolos e, depois, se desenvolve de acordo com o apoio que recebem. Por isso, é fundamental a parceria da família e da escola no processo de leitura, compreensão e interpretação das palavras. Os benefícios são observados no desenvolvimento de uma criança que tem acesso às palavras; quanto mais cedo o contato com materiais como livros infantis e cheios de gravuras, símbolos, palavras, melhor será o desenvolvimento da criança em sua vida escolar.


Abaixo segue uma lista de dicas para leitura:

— Na primeira infância podem-se usar os livros de banho, que a criança pode colocar na boca, levar para lugares molhados, é feito com material mais mole para que ela possa segurar e começar a conhecer o livro.

— Hoje é possível encontrar uma infinidade de livros para a hora de dormir, e essa é uma das atividades preferidas das crianças, então, leitura antes de dormir é a nossa segunda dica.

— Para as crianças que estão na fase de controle de esfíncter (sair da fralda para fazer xixi no penico ou no vaso sanitário) podem contar com os livros que falam sobre esse tema de maneira lúdica. Existem muitos!

— Para a fase de começar a se alimentar com alimentos sólidos você também pode contar com a ajuda da leitura. A criança passa a conhecer o que ela está comendo e essa familiaridade com os alimentos pode tornar essa fase mais fácil e prazerosa.

— Para a fase do reconhecimento das letras e símbolos é importante que você comece a colocar a criança como agente da leitura. Ao ler para ela, por exemplo, deixe que ela segure o livro, mostre suas as letras, leia junto, mesmo que ainda a criança não saiba ler, fale as palavras e peça que ela as repita, assim começará a entender o que é ler, reconhecerá os sons das palavras e desenvolverá o gosto pela leitura.


Na infância, muitas relações são estabelecidas e a leitura ajuda o fortalecimento destas relações. Quanto mais tempo de qualidade você despende lendo com ou para a criança mais ela aprende, maior se torna o elo entre vocês e mais habilidades ela desenvolve.


Refletindo sobre isso, as obras literárias da Piraporiando vão de encontro aos pilares que dizem respeito à diversidade, antirracismo, antibullying e antipreconceitos, ou seja, buscamos incentivar o conviver, o criar, o comunicar e a análise crítica.

Você gostou desse conteúdo?!

Temos muito mais vindo por aí, fique ligado/ligada em nossas redes sociais e em nosso blog, Meu mundo Diverso!

Com afetos Piraporianos para você!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo