5 sinais que identificam preconceito no trabalho

Jenniffer Cornélio - Educativo Piraporiando


Fazer parte do universo corporativo não é uma tarefa fácil. No dia a dia do trabalho, lidamos com situações diversas, com pessoas diferentes, com identidades, histórias, culturas e valores plurais – e é fundamental que um ambiente de trabalho saudável seja criado, um espaço em que nós e nosso repertório social seja respeitado independente de outros fatores.

A Piraporiando tem um compromisso social em prol de uma sociedade mais justa e livre de preconceitos, seja na escola, na família ou até mesmo na empresa. Como já falamos em nosso blog, trilhamos uma educação 360 º em todos os sentidos.

Por isso, gostaríamos de conversar com você, empresa e/ou colaborador/a, sobre o preconceito e como identificá-lo no ambiente de trabalho. Deixamos aqui cinco sinais que identificam preconceito no trabalho, para que você perceba se existe na sua empresa e tome as melhores medidas. Afinal de contas, o respeito à diversidade deve prevalecer acima de tudo, para o bem-estar de todos e todas.

1º sinal: Atente-se! Se você faz piadas maldosas, constrangedoras com o nome, características ou vivências dos/das colegas de trabalho… É preconceito!

2º sinal: Se você trata um/a colega de trabalho de forma diferente só porque ele é mais velho do que os outros ou porque tem uma condição financeira inferior à sua, bem como por conta de sua origem ou algo similar, é preconceito e é necessário rever esse comportamento no ambiente de trabalho.

3º sinal: Pense! É claro que todos temos o direito à livre expressão, mas usar essa liberdade para falar o que se quer sem pensar nas consequências disso e/ou em quem será atingindo/a, pode ser uma forma de manter concepções erradas. Os preconceitos não podem passar como “opiniões”.

4º sinal: As pessoas não são iguais! Se você faz “brincadeiras” por causa da orientação sexual dos/as colegas, da identificação desses ou por terem uma religião que não é a sua, reveja suas ações. A sociedade é diversa, entenda! ;)

5º sinal: Se você não respeita as pessoas com deficiência no seu ambiente de trabalho, tratando-as como se não tivessem capacidade para exercer determinado cargo e/ou limitar essas pessoas, você está sendo preconceituoso. Não adianta apenas contratar funcionários/as com essas características: é preciso realmente construir inclusão e equidade.

Sabemos que é um grande desafio assumir ações de preconceitos no ambiente de trabalho, por isso, aqui também iremos deixar cinco passos para você deixar de praticar ações preconceituosas e contribuir para ambientes profissionais mais inclusivos.

1º passo: Respeite! Compreenda que cada pessoa nasce em um contexto histórico, social, econômico, geográfico, familiar e político diferente do seu, ou seja, jamais imponha as suas experiências.

2º passo: Se importe! Tenha interesse pela história do outro! O preconceito acontece muitas vezes por falta de conhecimento e medo do desconhecido. Entenda a importância e a riqueza da pluralidade, que possibilita uma visão de mundo mais significativa e justa.

3º passo: Ajude! Não se silencie diante de uma situação de discriminação. Esteja atento/a às pessoas ao seu redor. Seja proativo/a. Trate as pessoas com respeito. Importar-se também é respeitar.

4º passo: Compartilhe! Converse com pessoas do seu convívio sobre esses assuntos e compartilhe seus aprendizados e suas dúvidas.

5º passo: Se desafie! Um mundo com mais equidade requer um trabalho diário e coletivo que inclui análise crítica e renúncia de certos privilégios.

É muito importante estar atento/a aos sinais, pois a principal questão é que você tenha respeito à diversidade e entenda o que é ou não preconceito dentro do ambiente de trabalho. Vale ressaltar que todo preconceito não faz bem para quem sofre e pode trazer punições para quem pratica.

Se você busca tornar a sua empresa um lugar com uma cultura em prol do impacto e inovação social e que promova a diversidade em todos os âmbitos, nós da Piraporiando podemos te auxiliar, conheça a nossa consultoria! Entre em contato conosco! <3


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo